top of page

Cinema

  • edumorais6
  • 24 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

O cinema desta década apresenta uma grande variedade de estilos. Em razão da popularização da televisão os estúdios buscaram novos atrativos para trazer o público de volta às salas de exibição.No Brasil a produção cinematográfica assistiu a uma reviravolta na qualidade. Ao advento da televisão somou-se a fundação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, porAssis Chateaubriand e Franco Zampari, que visava a produção de filmes de qualidade hollywoodiana, forçando assim a Atlântida Cinematográfica, que se estabelecera na década anterior com a produção descuidada de chanchadas, a aprimorar sua qualidade. Atores e técnicos estrangeiros foram contratados, sobretudo europeus; consolida-se a dupla de atores de comédia, Oscarito e Grande Othelo.


Aqui estão alguns dos filmes dessa época...

Alice no país das maravilhas (1951)

Alice no País das Maravilhas é o 13º longa-metragem produzido pela Disney. Lançado em 1951, o filme é uma adaptação do romance de Lewis Carroll - "Alice in Wonderland" - e sua continuação - "Through the Looking-Glass".

Cinderela (1950)

Cinderella é um filme americano do gênero animação produzido pela Disney em 1950 e baseado no conto de fadas homônimo do autor Charles Perrault

A dama e o vagabundo (1955)

A Dama e o Vagabundo é um filme americano de animação produzido pela Disney em 1955 e baseado em conto do autor Ward Greene. É o décimo-quinto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 22 de Junho de 1955

A bela adormecida (1959)

A Bela Adormecida é um clássico conto de fadas cuja personagem principal é uma princesa que é enfeitiçada por uma maléfica feiticeira para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro.

Peter Pan (1953)

Peter Pan é um filme de animação norte-americano produzido pela Disney em 1953 e baseado na peça teatral Peter and Wendy do autor escocês James Matthew Barrie


Crepúsculo dos deuses (1950)

Sunset Boulevard/Crepúsculo dos deuses é um filme estadunidense de 1950, do gênero drama noir, dirigido por Billy Wilder. Seu título original é o nome da rua homônima que atravessa as cidades de Los Angeles e Beverly Hills, na Califórnia.


Os esquecidos (1950)

Os Esquecidos é um filme mexicano de 1950, do gênero drama, dirigido por Luis Buñuel. Os Esquecidos é a primeira obra-prima da fase mexicana do diretor espanhol. Foi rodado no subúrbio da Cidade do México.


Nascido ontem (1950)

Harry Brock (Broderick Crawford) é um empresário que prosperou negociando ferro-velho. Ele chega em Washington com a amante, Emma "Billie" Dawn (Judy Holliday), uma inculta ex-corista que não tem noção do que acontece nem está envolvida nas negociatas do marido. Harry teme que ela fale muita besteira enquanto "negocia" com políticos, assim contrata um repórter, Paul Verrall (William Holden), para deixá-la esperta. Mas professor e aluna se apaixonam e ela aprende a pensar sozinha, causando problemas inesperados ao namorado.


Flechas de fogo (1950)

Broken Arrow é um filme norte-americano de 1950, do gênero faroeste, dirigido por Delmer Daves e estrelado por James Stewart e Jeff Chandler.




 
 
 

Commentaires


   anos dourados   

 

Os anos 50 foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi a década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação. No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez mais força. A década de 1950 é conhecida como o período dos "anos dourados".

ASSINATURA DOS FAMOSOS
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page